domingo, 14 de junho de 2009

Prosumers da Web 2.0

Acho válido falar sobre a nossa geração de web, já que somente por ela podemos desfrutar de diversas ferramentas que nos são possíveis e essenciais.

A web 2.0 é totalmente interativa, que nos permite modificar e criar conteúdos e ainda em tempo real, totalmente diferente da década de 90.

Graças a esta segunda geração de web, nós temos voz, somos até formadores de opinião a medida em que expressamos nossos pensamentos publicando-os em blogs, foruns ou redes sociais. Somos fontes de informação, e ao mesmo tempo buscamos informações que nos pareçam mais 'humanas', sinceras. Diz aí, quando você decide comprar um celular, primeiro procura informações sobre ele né? E eu aposto que procura na internet. E mais, ouso dizer que ao invés do site do fabricante, você primeiro visita as comunidades no orkut ou semelhantes. Isso porque lá, não é o fabricante que te fala (até porque ele não falaria mal), mas sim as 'Anas, Pedros ou Julianas' desse mundo, que assim como você e eu, fazem parte do grupo de usuários da web2.0 chamados 'Prosumers' (Producer+Consumer), ou seja, o consumidor também produz conteúdo, e isto é algo de extrema importância.

Com esse quadro, a Publicidade mudou. Ela não pode mais apenas comunicar, mas deve interagir. Hoje, as empresas se deram conta que a desterritorialidade proporcionada pela internet é a forma perfeita de chegar até seu consumidor, não é à toa que as comunidades de produtos são hoje (até mesmo 'secretamente') monitoradas, ou aquela sua marca preferida te segue no twitter..

Temos nas mãos grandes ferramentas para cada um se apresentar ao mundo. Chegou a sua vez de falar. E o melhor, dessa vez, você estará sendo ouvido.



Nenhum comentário: